Lar São João de Deus

Conheça a Ordem Hospitaleira de São João de Deus curtir a página Solicite sua vaga
x

Solicite sua vaga

Notícias

voltar

DIOCESE DE PETRÓPOLIS JÁ ESTÁ PREPARADA PARA A SEMANA MISSIONÁRIA E A JMJ

16/07/2013 18:22:00
A partir desta segunda-feira, dia 15 de julho, a Diocese de Petrópolis estará realizando a Semana Missionária em preparação a Jornada Mundial da Juventude, que acontece na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho, com a presença do Papa Francisco. Desde quinta-feira, algumas paróquias da Diocese já estão em clima da Semana Missionária, como a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guapimirim, que recebeu os primeiros jovens peregrinos da Venezuela.

Durante uma semana, cerca de seis mil jovens peregrinos, vindos de vários países estarão na Diocese, espalhados pelas 43 paróquias e vão se encontrar, num grande evento diocesano, no dia 21, no Parque Municipal de Itaipava. Miryam Simone, Paróquia Santo Antônio do Alto da Serra, que vai acolher jovens peregrinos, disse que a expectativa é muito grande e a preparação está sendo muito importante para que possam receber os jovens. ?Para minha família está sendo importante e vamos viver intensamente este momento, pois será importante conhecer pessoas de outros países e poder acolher, fazendo esta troca de experiência?.

Para o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão será uma semana intensa, mas de grande experiência para os jovens da Diocese exercitarem de forma concreta a fraternidade, ?testemunhando o que cada cristão tem de mais importante, a fé naquele que é o Senhor, pois o amor de Cristo nos uniu?. Ele lembra que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é organizada pela Igreja Católica, com apoio do poder público e de empresas, ?mas é aberto a todos, independente do credo, pois nosso objetivo é promover uma sociedade justa e fraterna, como anunciou Cristo?.



O bispo ressalta ainda que, além da vivência da fé, os jovens peregrinos e os jovens brasileiros terão a oportunidade da troca de cultura, pois um dos objetivos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é promover esta experiência, onde pessoas de várias nações tem em comum a vivência cristã. ?Antes da Jornada Mundial no Rio, recebemos os jovens peregrinos em nossa Diocese e teremos uma semana intensa com eventos culturais, momentos de reflexão, oração e partilha. As maravilhas deste período serão percebidas ao longo da semana e muito mais ainda ao final, quando vamos colher os frutos deste evento que é maior que a Copa do Mundo e as Olimpíadas?.

A Diocese de Petrópolis é dividida em quatro decanatos e os seis mil jovens estarão espalhados por estas regiões onde participam de várias atividades, tanto nas paróquias quanto em nível de decanato. A cidade de Petrópolis, por ser a sede da Diocese e ser um ponto turístico procurado por muitos jovens, terá a presença de todos os peregrinos em visita aos principais pontos turísticos, como Catedral, Museu Imperial, Casa Santos Dumont dentre outros.

Como o território da Diocese é formado por seis municípios ? Petrópolis, Teresópolis, Magé, Guapimirim, Magé e São José do Vale do Rio Preto ? muitas atividades, principalmente cultural e de turismo, estão sendo realizadas em parceria com as prefeituras de cada município. ?Esta parceria com o poder público é importante, assim como com a iniciativa privada, pois sozinhos não podemos realizar um evento dessa magnitude?, comentou o bispo.
Diocese cria estrutura para atender peregrinos

A Diocese vai acolher em torno de seis mil peregrinos, vindos de várias regiões do mundo: Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Bangladesh, Botswana, Canadá, Chile, El Salvador, EUA, Equador, Filipinas, França, Guatemala, Gabão, Itália, Malawi, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Republica Dominicana, Rússia e Venezuela. Juntos com os jovens estarão bispos, padres, religiosos e religiosas, e também profissionais de saúde que acompanham pessoas portadores de deficiência, além de profissionais da área de comunicação e representantes de governos dos países de origem dos jovens, como Chile, Venezuela e Itália.

Um dos exemplos é a Paróquia Santo Antônio e Santo Agostinho, em Nogueira, que vai receber jovens portadores de deficiência e vão ficar hospedados na creche. Para atender todos os peregrinos, além das famílias acolhedoras, onde os jovens vão ficar hospedados, foi criada equipe de tradução e intérpretes, de saúde e outras que estarão à disposição dos jovens.

A previsão é que todos os peregrinos cheguem no dia 16, terça-feira, quando serão recebidos nas paróquias e à noite, participam da missa, às 19h30, nas paróquias. Alguns, no entanto, já chegaram e estão nas paróquias no Decanato São Pio X (Teresópolis) e Decanato Beato José de Anchieta (Magé/Guapimirim).

A programação nos decanatos ficou dividida por temas ? Acolhida, Dia Cultural, Dia da Missão, Passeio à Petrópolis e o Dia de Espiritualidade, também chamado de Dia do Decanato, quando os jovens peregrinos e os jovens da Diocese se reúnem num mesmo local. Para este dia, cada decanato preparação uma programação toda especial.

No Decanato Beato José de Anchieta, que reúne as paróquias localizadas em Magé e Guapimirim, o Dia do Decanato acontece no dia 18 de julho, com a missa celebrada por Dom Gregório Paixão, às 17h. No Decanato São Pio X, que reúne as paróquias de Teresópolis, o Dia do Decanato acontece no dia 20 de julho, com a missa celebrada por Dom Gregório Paixão, às 16h.

O Dia de Espiritualidade do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, que reúne as paróquias do segundo ao quinto distrito de Petrópolis e ainda as paróquias localizadas em São José do Vale do Rio Preto, Areal, Três Rios (Bemposta) e Paraíba do Sul (Sebollas/Matozinhos), o Dia do Decanato acontece no dia 19 de julho, com a missa celebrada por Dom Gregório Paixão, às 18h.

No Decanato São Pedro de Alcântara, que reúne as paróquias do primeiro distrito e parte do segundo distrito, o Dia de Espiritualidade acontece no dia 18 de julho, a missa celebrada por Dom Gregório Paixão, às 9h.

O último dia da Semana Missionária, denominado Evento Diocesano, acontece, dia 21 de julho, no Parque Municipal de Itaipava e vai contar com uma programação extensa, iniciando às 9h e terminando por volta das 19h. Este evento vai contar com a presença de músicas e bandas católicas como Martim Valverde, Ministério de Música Missão e Louvor, Frutos de Medjugorje e ainda pregações com Astromar Miranda e o arcebispo de Taranto, Dom Filippo Santoro, que foi o terceiro bispo da Diocese de Petrópolis. A missa será presidida pelo bispo, Dom Gregório Paixão.

Comentários