Lar São João de Deus

Conheça a Ordem Hospitaleira de São João de Deus curtir a página Solicite sua vaga
x

Solicite sua vaga

Notícias

voltar

Papa Francisco fala sobre os IDOSOS

30/07/2013 17:43:00

'Quando reina esse mundo da feroz idolatria do dinheiro, se concentra muito no centro, e as pontas da sociedade, os extremos, são mal atendidos, não são cuidados e são descartados. Vimos muito claramente como se descartam os idosos. Não servem, não produzem. Os jovens também não produzem muito. É uma ponta em vias de ser descartada. O alto percentual de desemprego entre os jovens na Europa é alarmante. Para sustentar esse modelo político mundial, estamos descartando os extremos: os que são promessa para o futuro e os idosos, que precisam transferir sabedoria para aos jovens. Descartando os dois, o mundo desaba.' (Papa Francisco)

Em sua visita ao Brasil, por conta da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), o Papa Francisco em vários momentos falou não só sobre os jovens, mas também sobre os idosos. Logo em seu primeiro contato com os repórteres que o acompanharam na comitiva papal, ainda no avião, o Santo Padre relembrou a importância do respeito aos jovens sem esquecer os idosos e condenou a chamada 'cultura de rejeição' que tende a focar apenas nas pessoas que de forma material, são consideradas produtivas e ativas na sociedade e desvalorizar os extremos, sendo estes os jovens que ainda não estão no mercado de trabalho de maneira tão ativa, sendo os idosos que já não estão mais neste contexto econômico e industrial de maneira produtiva.

No encontro com os peregrinos dentro da catedral do Rio de Janeiro, o Papa foi mais incisivo quanto ao tema e enfatizou que a sociedade que esquece os idosos tende ao fracasso, pois é neles que se encontra a sabedoria da experiência que deve ser levada sobretudo aos jovens e a todos os que desejam viver bem. E acrescentou: - não mexam com os idosos!!!

Da redação do Blog

Comentários