Lar São João de Deus

Conheça a Ordem Hospitaleira de São João de Deus curtir a página Solicite sua vaga
x

Solicite sua vaga

Notícias

voltar

Fisioterapia em grupo: Reabilitando com alegria

15/01/2015 17:48:00
O  envelhecimento vêm crescendo de forma progressiva e acentuada. Com o passar dos anos, é sabido que passamos por mudanças nas estruturas do nosso corpo o que se torna mais susceptível a uma série de fatores prejudicais, como o aparecimento de patologias e imobilidade.

A fisioterapia gerontológica é um ramo especializado e tem como objetivo manter a independência e funcionalidade dessa população para tarefas do dia-a-dia. No intuito de minimizar as perdas acometidas pela alteração fisiológica do envelhecimento, contribui assim para uma melhor qualidade de vida.

 A fisioterapia do Lar São João de Deus trabalha em prol da funcionalidade e qualidade de vida dos idosos que aqui estão. Fazendo com que os nossos idosos mantenham-se ativos e independentes,  afim de realizar suas atividades diárias e até mesmo aproveitarem o melhor que a vida tem a oferecer. 

A fisioterapia em grupo proporciona uma maior integração entre os participantes, promovendo a relação interpessoal, troca de experiências e conhecimentos. Nessa atividade trabalhamos todo o corpo de forma lúdica e divertida, associando o exercício físico com estímulos cognitivos e exercícios de dupla tarefa. Enfatizamos exercícios que promovam aumento da flexibilidade, coordenação, mobilidade e agilidade. Além desses objetivos, ainda podemos acrescentar os componentes cognitivos que são estimulados, como a atenção, memória, nível de concentração. Nesse sentido, trabalhamos simultaneamente os aspectos motores, psicológicos e sociais promovendo a melhora global e alegria, servindo como bem estar na terceira idade, fato esse que ajuda sobre tudo na diminuição das limitações causadas pela idade. 


Com a atividade grupal percebemos que a realização das tarefas tornam-se muito mais prazerosas e divertidas, fazendo com que o idoso tenha sentimento de pertença àquele grupo, diminuindo o abandono do tratamento, o isolamento, consequentemente diminuindo o risco de depressão. A prática regular de atividade física em grupo permite que o idoso tome conhecimento da sua potencialidade, aumentando sua auto-estima, auto-confiança e até mesmo retorno as atividades cotidianas mais complexas.
Jane de Souza Ferreira 
(Fisioterapeuta do Lar São João de Deus)

Comentários